Eventos astronômicos de 2021

Apesar de estarmos passando por um momento em que não é possível fazer observações no Observatório da UFSC, ainda sim, podemos acompanhar de nossas casas os eventos que esse ano nos aguarda. Nesta seção, vamos listar e explicar os principais eventos que poderão ser observados ao longo do ano.

Super-Lua – 27 de abril

 

Comparação de tamanho da Lua cheia quando no apogeu (maior distância à Terra) e no perigeu (menor distância à Terra), que é quando acontece a super-Lua. Créditos: JPL – NASA

A Super-Lua ocorre quando a Lua está em sua fase cheia e mais próxima à Terra do que o normal. Isso faz com que ela esteja maior e mais brilhante. O ano de 2021 contará com três eventos de Super-Lua, sendo que o primeiro irá ocorrer no dia 27 de abril.

 

Chuva de meteoros Eta Aquáridas – 5 e 6 de maio

A chuva de meteoros Eta Aquáridas vai ser uma das melhores do ano, contando com até 60 meteoros por hora e terá uma melhor visualização no hemisfério Sul. Essa chuva de meteoros é proveniente de partículas deixadas pelo famoso Cometa Halley.

 

Eclipse Penumbral da Lua e  Super-Lua – 26 de maio

 

O Eclipse Lunar Penumbral ocorre quando a Lua passa pela sombra parcial (penumbra) da Terra. Créditos: Liberal Dictionary

A segunda Super-Lua de 2021 ocorrerá no dia 26 de maio e coincidirá com o eclipse penumbral da Lua, ou seja, a Lua vai estar na penumbra da sombra da Terra, como vemos na imagem abaixo. Por estar na penumbra e não na umbra, será difícil conseguir ver essa sombra da Terra projetada na Lua.

Apesar de ser apenas um eclipse penumbral em grande parte do Brasil, incluindo Florianópolis, será possível observar o eclipse parcial em outros lugares do país.

 

Terceira e última Super-Lua de 2021 –  24 de Junho

Caso tenha perdido a chance de observar as Super-Luas anteriores, terá uma nova oportunidade no dia 24 de junho, que irá ocorrer a última Super-Lua do ano.

 

Saturno em oposição – 2 de agosto

 

O Planeta Saturno e seus anéis. Créditos: NASA

A oposição de um planeta ocorre quando esse está numa posição oposta ao Sol do ponto de vista da Terra. Esse é o momento de maior aproximação do planeta com a Terra, visto que a Terra está entre ele e o Sol.
Esse será o melhor momento para observar o planeta, pois ele estará maior e mais brilhante no céu.

 

Chuva de meteoros Perseidas – 12 e 13 de agosto

Outra grande chuva do ano será a chuva de meteoros Perseidas, contando com até 60 meteoros por hora. Essa chuva pode ter uma melhor observação do que algumas outras pelo fato de não ocorrer perto da Lua cheia.

 

Júpiter em oposição – 19 de agosto

 

O Planeta Júpiter e sua grande mancha vermelha. Créditos: Wikipedia

Ainda no mesmo mês da oposição de Saturno, irá ocorrer a de Júpiter, sendo esse o melhor momento para observá-lo no céu.

 

Eclipse Penumbral – 19 de novembro

O segundo e último eclipse penumbral do ano, irá ocorrer no dia 19 de novembro.

 

Chuvas de meteoro Gemínidas – 13 e 14 de dezembro

Considerada como uma das melhores chuvas de meteoro, a chuva de meteoro Gemínidas ocorrerá no dia 13 e 14 de dezembro. Serão possíveis ver até 120 meteoros por hora.

Observação das Gemínidas em 2013 no hemisfério norte.

Chuva de meteoros Gemínidas em 2013 no hemisfério norte.

Créditos: Wikipedia

Esse ano será realmente cheio de fenômenos astronômicos para observar no céu. Acompanhe nossa página do Facebook para ficar por dentro de mais notícias sobre esses eventos e nossa preparação para observá-los ao longo do ano!

Fonte:

[1]  Astronomy Calendar of Celestial Events 2021 – Sea and Sky (seasky.org)