Eclipse Lunar

Entre os fenômenos astronômicos que mais atraem a nossa atenção, certamente os eclipses se destacam. Esses eventos ocorrem quando há o alinhamento da Terra com os dois principais astros do nosso céu: o Sol e a Lua. Dependendo da configuração desse alinhamento, o eclipse pode ser lunar – quando a sombra da Terra é projetada na Lua – ou solar – quando a sombra da Lua é projetada na Terra. Aqui vamos explorar os eclipses lunares, explicando como ocorre esse fenômeno e apresentando curiosidades.

 

O que é um eclipse Lunar?

O Eclipse Lunar ocorre quando a superfície Lunar é inteiramente ou parcialmente ocultada pela sombra da Terra. Esse fenômeno ocorre quando a Lua, a Terra e o Sol estão alinhados e a Terra está posicionada entre os dois.

 

Tipos de eclipse:

A sombra da Terra é dividida em duas partes: umbra e penumbra.

Enquanto a umbra não recebe nenhuma iluminação do Sol, a penumbra é caracterizada por ainda ser iluminada por uma porção dos raios solares, embora em quantidade menor que a usual.

Quando a Lua se encontra totalmente na umbra, dizemos que ocorre um Eclipse Lunar Total.

Quando apenas uma parte da Lua se encontra na umbra e a outra parte na penumbra, dizemos que ocorre um Eclipse Lunar Parcial.

Quando a Lua está totalmente imersa na Penumbra, dizemos que ocorre um Eclipse Lunar Penumbral.

Pelo fato da Lua ainda receber luz solar durante o Eclipse Penumbral, pode ser um desafio conseguir notar a sombra da Terra projetada na Lua, visto que há pouca mudança no brilho dela.

 

Coloração do Eclipse:

Durante o Eclipse Total da Lua, a sombra da Terra cobre toda a superfície lunar, ou seja, os raios solares não chegam diretamente na Lua. Mas por que então vemos a Lua avermelhada nessa ocasião?

Quando a luz solar atinge a atmosfera, as cores azul e violeta são muito mais espalhadas na atmosfera do que as cores vermelha e laranja (razão pela qual o céu é azul). As cores não espalhadas acabam conseguindo percorrer um caminho maior pela atmosfera terrestre, ou seja, as cores vermelha e laranja, conseguem atravessar mais atmosfera do que as cores azul e violeta. Portanto, durante um Eclipse Lunar Total, as cores vermelha e laranja, que não foram espalhadas, conseguem alcançar a superfície lunar, gerando a coloração que vemos.

 

Por que não ocorrem Eclipses Lunares sempre que temos Lua cheia?

A razão de não ocorrerem eclipses lunares sempre que há Lua cheia vem do fato de que o plano da órbita da Lua possui um ângulo com o plano da órbita da Terra ao redor do Sol. Esse ângulo faz com que nem sempre a Lua esteja alinhada com a Terra e o Sol, fazendo com que a sombra da Terra não seja projetada na lua.

Fontes: 

[1]: Astronomia & Astrofísica, Kepler de Souza Oliveira Filho e Maria de Fátima Oliveira Saraiva.

[2]: Física Conceitual, Paul Hewitt

Imagens:

Eclipses (ufrgs.br)